Big Jungle Propaganda

Marketing Industrial: os benefícios e entregas dessa estratégia

O Marketing Industrial ainda é um termo pouco conhecido e as estratégias específicas para o setor ainda não são aplicadas. O marketing digital para indústria pode aproximar as empresas dos perfil ideal de cliente, antecipar tendências de mercado e ser mais eficiente inclusive nas questões financeiras.

Em resumo, o marketing industrial é pensado para empresas com visão a longo prazo, garantindo crescimento recorrente.

Com tantos benefícios, no artigo de hoje, vamos abordar todas as vantagens e as entregas que essas estratégias podem trazer ao seu negócio. Veja só:

Marketing Digital

Antes de falar propriamente sobre o marketing industrial, é preciso entender que a presença digital não é mais um diferencial. É extremamente importante estar presente nas redes, tendo em vista que elas se tornaram o principal canal de comunicação com o consumidor final.

Ainda assim, marcar presença nas redes não é a única coisa que deve ser feita. Toda estratégia digital deve ser feita com direcionamento e uma profunda estratégia com pesquisa e conhecimento do público e dos objetivos. Só assim, é possível construir conteúdos relevantes e gerar conversão.

Marketing Industrial

Esse nicho de marketing tem como objetivo proporcionar ações inteligentes que gerem resultados reais e agreguem valor aos produtos oferecidos, trazendo como consequência mais vendas e melhores posições no mercado.

As estratégias são focadas na fidelização dos atuais clientes e na atração de novos dentro do perfil ideal de cliente. A maioria das indústrias atuam no modelo Business to Business (B2B), vendendo o produto final para outras indústrias, fornecedores e varejistas como: indústrias de alimentos, material hospitalar, móveis e eletrodomésticos, por exemplo.

Com toda a cadeia de produção e a complexidade do negócio demanda estratégias de marketing diferenciadas já que possui um ciclo de vendas mais longo e a decisão de compra é baseada nos diferenciais dos produtos ou benefícios oferecidos.

Passo a passo da estratégia

  1. É preciso entender o que faz o consumidor optar pelo seu produto ou pelo produto de um concorrente.
  2. A partir disso, definir um processo de vendas estruturado e as peças-chave na sua estratégia de distribuição.
  3. Criar estratégias específicas alinhadas ao posicionamento da empresa. Essas estratégias geralmente envolvem inbound marketing, SEO, produção de conteúdo, anúncios de mídia paga e automação de marketing.

Tenha em mente que o plano de ação e as estratégias dependem muito do ramo de atuação da empresa. Tenha em mãos o máximo de informações possíveis a respeito do mercado e do seu negócio.

Os benefícios do marketing digital para indústrias

Quando as estratégias são aplicadas de maneira correta, levando em conta os objetivos, a empresa provavelmente vai colher alguns frutos como: aumento considerável no número de vendas e diferenciação no mercado.

Quando a marca é valorizada, os clientes e parceiros enxergam mais valor nos produtos que você entrega.

Contudo, o marketing digital ainda tem a vantagem de ser altamente mensurável, podendo identificar o ponto de partida de cada novo cliente e utilizar esses dados como norte para identificar as necessidades do público e evoluir a estratégia proporcionando resultados cada vez melhores.

O que acontece quando a indústria não investe em marketing?

Existem também alguns riscos de ficar de fora, sem uma estratégia bem definida como:

  • A empresa acaba perdendo espaço de mercado;
  • Não entende as necessidades do público e entrega produtos que não satisfazem os clientes;
  • Não aumenta a consideração da marca, sendo desvalorizada pelo público e pelos parceiros.
  • Perde inúmeras oportunidades de venda;
  • Não consegue calcular os custos para adquirir um novo cliente;
  • Não fideliza os clientes atuais.

Tenha em mente que as indústrias movimentam boa parte do PIB brasileiro e ainda existe muito espaço para crescimento.

Mão na massa!

Agora que você entende tudo que o marketing industrial pode fazer pelo seu negócio, é hora de dar o primeiro passo, conhecer profundamente o mercado, o público, as tendências e montar uma estratégia completa e eficiente.

Veja também: