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Blog: porque você deve usar o blog na sua estratégia de marketing

Pense num comportamento básico: quando você tem qualquer tipo de dúvida, a primeira ação é recorrer ao Google para buscar informações. Nessa pesquisa conseguimos encontrar diversos blogs que realmente te ajudam na resolução de problemas.

Para os negócios não é diferente, um blog feito com estratégia pode te ajudar a gerar relevância e autoridade com o público, sendo uma grande ferramenta para obter resultados cada vez melhores.

Pra que serve um blog?

Os blogs já foram canais pessoais que o público usava para falar de suas vidas e assuntos particulares. Com as redes sociais esse cenário mudou e o blog passou a ser uma ferramenta digital para atrair um público específico e engajá-lo.

O blog tem uma proposta bem distinta dos sites institucionais. Ao invés de falar da sua empresa, o blog é voltado para geração de conteúdo do seu nicho de atuação.

Como um blog pode te ajudar na estratégia de marketing digital

O blog é uma ótima ferramenta para ajudar a sua empresa a ganhar autoridade e aparecer no topo dos buscadores, e consequentemente vender mais. Algumas das vantagens do blog são:

  • Gerar autoridade e credibilidade

Um blog com atualizações frequentes atrai tráfego de potenciais clientes e gera confiança no consumidor em relação à marca e ao conhecimento que sua empresa tem do nicho.

  • Te ajuda a aparecer no Google

Ao publicar conteúdo relevante, seu domínio tem mais páginas a serem indexadas no Google em comparação com um site comum. Isso também te dá mais chances de ser referenciado em outros sites, o que melhora ainda mais o seu posicionamento nos buscadores.

  •  Educa o público

Com o blog você pode mostrar a importância do seu produto ou serviço para o público sem precisar falar deles diretamente. Tente abordar temas do seu nicho de atuação e explore as dores que o seu negócio soluciona.

  • Simplifica o processo de venda

Sabe aqueles clientes que não estão no momento da compra? O blog te ajuda a manter contato com esse público que é conquistado aos poucos e sua marca se torna a primeira escolha no momento da compra.

  • Resultados no longo prazo

A magia dos buscadores é não deixar suas publicações morrerem. Com o passar do tempo seu blog continua gerando resultados e mantendo os links de indicação e a autoridade nas páginas no Google. Ou seja, você ainda recebe tráfego sem pagar.

O que deve ser publicado em um blog?

Antes de tudo, você precisa montar uma estratégia de conteúdo voltada para informar e educar o seu público de acordo com as etapas de compra traçadas pela sua persona.

Distribua os conteúdos para:

  • topo de funil: momento em que o seu público descobre que tem um problema;
  • meio do funil: quando a sua persona busca formas para resolver o problema;
  • fundo do funil: quando a persona descobre quem pode resolver o problema dela.

Faça conteúdos mais generalistas voltados para a dor do público, dê dicas para que ela confie no seu negócio e no fim do funil, mostre que o seu negócio pode sanar os problemas da persona.

Ou seja, você pode sim falar do seu negócio no blog, desde que seja na quantidade certa, nos artigos certos e na hora certa.

Gostou dessas dicas? Então crie sua estratégia de conteúdo e coloque seu blog no ar agora.