As mudanças cada vez mais constantes das redes sociais estão afetando seu negócio, seus processos e sua capacidade de produzir conteúdo.
As redes sociais mudaram a forma como as pessoas interagem com as marcas e se tornaram o principal canal de comunicação e contato entre o público.
A adesão do público fez com que vários negócios, principalmente os pequenos e médios, se tornassem reféns das redes sociais, produzindo conteúdo com frequência e colocando as plataformas no topo das prioridades.
E agora, a cada função, atualização ou surgimento de uma rede nova causa desespero nas marcas e uma adesão desenfreada e sem estratégia. Note que o grande problema não está em marcar presença nas redes, mas sim ficar dependente delas para todas as ações de marketing.
Listamos aqui 5 formas de como as mudanças nas redes sociais afetam seu negócio e como driblá-las. Confira só:
Mudanças Geracionais
Você com certeza já percebeu que o público mais jovem busca redes sociais diferentes das tradicionais e essa adesão dos mais jovens e os conteúdos virais acabam atraindo o público geral para novas redes sociais. Essa mudança de cenário faz com que o mercado passe a focar suas atenções nas novas redes, antes mesmo delas se estabelecerem.
A forma de driblar essa situação é estudar e conhecer muito bem o seu público. Acompanhe as formas de consumo de conteúdo e onde eles realmente estão presentes para você não produzir conteúdos que não alcancem o seu público-alvo e não converse com a sua persona.
O algoritmo das Redes Sociais
Todas as plataformas fazem mudanças constantes no algoritmo com o intuito de manter os usuários cada vez mais tempo dentro das plataformas. Essas mudanças são cruciais para a distribuição do seu conteúdo e na maioria dos casos, dependem da interação do público com a sua página.
Fique de olho em todas as alterações e o caminho que as redes estão trilhando para manter sua marca relevante.
Investimento em patrocínios
Existem maneiras específicas de patrocinar as publicações em cada rede social. Essa é uma estratégia super importante para que o seu conteúdo atinja mais pessoas que possam se interessar pelo seu produto ou serviço. Estude bastante sobre os investimentos e o comportamento do seu público para investir de forma inteligente e gerar grandes resultados.
Criadores e Influenciadores
Cada vez mais os criadores têm ganhado um papel importante para as redes, se antes a monetização deles vinham a partir de anunciantes externos, boa parte das redes tem promovido o trabalho dos criadores como forma de manter os usuários por mais tempo dentro das plataformas.
As marcas têm que continuar de olho nos influenciadores que conversam com o público-alvo e viabilizar a criação de conteúdo que insere a marca de forma natural e útil ao usuário.
Sua própria plataforma
O intuito deste artigo é mostrar que as redes sociais devem fazer parte de uma estratégia de comunicação eficaz e podem ser usadas principalmente como o passo inicial da jornada do lead no seu planejamento de Inbound Marketing.
O ideal é seu negócio atrair o público para um método de comunicação próprio, onde o público pode acessar conteúdos úteis dentro do seu site e em newsletter, com consentimento. Assim, você tem muito mais controle sobre quem recebe o que e em que fase do funil o lead está.
Desta forma, as alterações das redes não afetam sua comunicação e muito menos o seu resultado, já que você criou um método de distribuição direta onde quem dita as regras é você.
Gostou dessas dicas? Então é hora de revisar suas estratégias e deixar sua comunicação muito mais efetiva.
Veja também: O que é Inbound Marketing